Voltar para todos os eventos

Bate-papo + sessão de autógrafos: José Manuel Diogo e Alberto S. Santos na Livraria Martins Fontes

  • Livraria Martins Fontes 509 Avenida Paulista Bela Vista, SP, 01311-000 Brasil (mapa)

José Manuel Diogo e Alberto S. Santos têm bate-papo marcado dia 03/12 na Livraria Martins Fontes 


No dia 03 de dezembro, após diversas conversas em Festivais Literários, como a FLIP e a Folia Literária do Amapá, e também pouco tempo depois do lançamento do livro em Portugal pela Editora Novembro, José Manuel Diogo participa de um bate-papo com Alberto S. Santos, na Livraria Martins Fontes

José Manuel Diogo é escritor, curador e intelectual luso-brasileiro, conhecido por articular literatura, filosofia e inteligência artificial na construção de novas narrativas para o século XXI. Criador do projeto Todos Somos Camões, tem trabalhado na reconexão simbólica entre os povos da lusofonia, com especial atenção à descolonização cultural. Já publicou o best-seller As Grandes Agências Secretas (Lisboa, Editora Levoir, 2012) e I,me (Lisboa, Editora Levoir, 2012), uma biografia de Steve Jobs. 

Alberto S. Santos é escritor, advogado, conferencista e político português, que atualmente é Secretário de Estado da Cultura de Portugal e também ocupa o cargo de Comissário Cultural do Festival Literário “Escritaria”.

Como escritor, Alberto afirmou-se essencialmente na ficção histórica, criada a partir de marcantes acontecimentos reais, mas pouco conhecidos do grande público. Publica romances desde 2008, como A Escrava de Córdova (Porto Editora, 2008), e seu livro mais recente é A Senhora das Índias (Porto Editora, 2024).


A conversa será seguida de sessão de autógrafos do livro Uma Geografia Poética,  livro de contos do português José Manuel Diogo, publicado em junho de 2025 pela Editora Patuá.

O livro, que marca estreia de Diogo na ficção, explora a linguagem como forma de pertencimento e memória viva, se trata de uma verdadeira ode à língua portuguesa e aos seus grandes expoentes literários. O autor cria, a partir de encontros imaginados que ultrapassam séculos e barreiras geográficas, diálogos entre poetas e escritores com um território e tempo comum na língua que falam e escrevem.

Assim, emergem trocas afiadas de poesia entre Fernando Pessoa e Camões, Drummond e Bandeira, Adélia Prado e Maria Teresa Horta, Almada Negreiros, Vinicius de Moraes, entre outros.


O evento ocorre no auditório da Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, nª 509, das 18h às 21h, próximo à Estação Brigadeiro do Metrô, e há um convênio com estacionamento que fica na rua Manoel da Nóbrega, 88 ou 95, sendo que a Livraria oferece um desconto na primeira hora, nas compras acima de R$ 10,00.

A Livraria Martins Fontes é a maior livraria brasileira da atualidade, e se compromete em promover eventos de divulgação e troca literária.

são paulo I eventos

Anterior
Anterior
29 de novembro

LEITURA, EDIÇÃO E DEMOCRACIA