ÓRGÃOS SOCIAIS (2022-2025)

 

DIRECÇÃO

  • José Manuel DIogo (Presidente)

    Nascido na cidade portuguesa de Castelo Branco, próxima à fronteira com a Espanha, José Manuel Diogo,, desenvolveu estreita relação com o Brasil ao longo das últimas duas décadas e hoje vive entre São Paulo e Lisboa.

    Especialista em mídia intelligence, presta consultoria empresas do mundo inteiro a encontrarem os melhores modelos e parceiros para os seus negócios a nível global. É um entusiasta da cultura e da língua portuguesa e o primeiro autor do projeto 200 anos 200 livros, uma das maiores curadorias literárias de sempre em lingua portuguesa.

    Como escritor, seu livro as grandes agências secretas , é um best seller com várias edições em Portugal e no Brasil. Também possui vários outros livros publicados em Portugal como uma biografia independente de Steve Jobs.

    Como voluntário ele foi nomeado pelas autoridades judiciárias de Portugal Juiz Social suplente para as causas de família e menores de Lisboa, do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa,

    Diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira e fundador da Associação Portugal Brasil 200 anos, e tem uma coluna semanal no centenario e aclamado jornal diário, Folha de São Paulo, na qual aborda temas da atualidade internacional nomeadamente sobre a relação entre Portugal e o Brasil.

  • Paulo Cardoso (Tesoureiro)

    Paulo é um líder apaixonado com capacidades de comunicação de primeira classe e um longo historial de gestão bem sucedida. Com uma história demonstrada de trabalho na indústria da contabilidade e do investimento. Fortes competências em Negociação, Planeamento Empresarial, Empreendedorismo, Planeamento Estratégico, e Contabilidade. Elevado nível de educação, com extenso conhecimento de todas as questões económicas, sociais e regulamentares actuais e experiência de trabalho como conselheiro no governo.

    É dirigente de várias IPSS’s e Associações de Intervenção Social e Empresarial, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Estrela e dos Lares da Boa Vontade; Vogal do Conselho Fiscal da UDIPS’s de Lisboa é ainda Presidente do Comité de Empreendedorismo do LIDE Portugal.

    Membro das Ordens dos Economistas e dos Contabilistas Certificados. Membro do Conselho estratégico da Ordem dos Economistas. Juiz Social para as causas de família e menores de Lisboa, do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, por Despacho n.º 3327/2018 do Diário da República n.º 66/2018, Série II de 2018-04-04

  • Pedro Teixeira da Silva

    Pedro Teixeira da Silva

    Diplomou-se em violino e composição com o curso superior em Lisboa e o Superior Professional Graduate em Roterdão, Holanda. Antes da sua carreira solo, foi violinista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e fundador das bandas Corvos e Secret Lie.

    Desde 2015 dedica grande parte da sua vida à criação, inovação e enriquecimento do seu repertório e da sua obra como compositor. Entre 1999 e 2021 foram editados e distribuídos 12 discos com composições de sua autoria pelas editoras, Norte Sul (Valentim de Carvalho), Zona Música, Som Livre, JBJ & Viceversa, Vontade Comum, Farol Música e Sony Music Portugal.

    Conta com mais de 100 composições estreadas a público ao longo da sua carreira e inúmeros foram os intérpretes da sua obra. É também diretor artístico da Orquestra Orbis e coordenador do Serviço Educativo e de Pedagogia do Teatro Nacional de São Carlos.

  • Raquel Mendes Pereira

    Raquel Mendes Pereira, cidadã portuguesa e brasileira, empresária e filantropa, tem residência em Lisboa e em São Paulo. Gestora de empresas desde longa data com um historial consolidado nas industria do vinho e da produção de azeite.

    Raquel é umas das percussora do movimento de “re-descoberta” de Portugal que a sociedade brasileira tem feito nas ultimas duas décadas.

    Com uma capacidade invulgar de estabelecer redes e construir confiança, desenvolve o seu trabalho de articulação de oportunidades olhando sempre o lado mais positivo de casa personalidade e projeto.

    Na direção associação, cabe-lhe o papel representar permanentemente a associação em Portugal e no Brasil nomeadamente nos projetos culturais conectados com as suas áreas de expertise.

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

  • Carlos Gonçalves Jr. (Presidente)

    Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

    Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos da Universidade de Coimbra (Portugal). Professor de Direito Constitucional e Direito Eleitoral da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

    Sócio fundador do escritório Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados. Árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. Árbitro da Arbitragem da Câmara de Arbitragem Brasil Canadá.

    Advogado atuante em temas relacionados ao Direito Público.

  • Bruno Braz Golgher

    Bruno Braz Golgher

    Bruno Braz Golgher é economista e mestre em Sociologia (Universidade Federal de Minas Gerais) e MBA (Fundação Dom Cabral). Em 1996 fundou o Café com Letras, a Ototoi em 2002 e o Instituto Cidades Criativas em 2007. Foi professor de Sociologia na Pontifícia Universidade Católica e na Universidade Federal de Minas Gerais, além de lecionar em diversos cursos sobre gestão cultural e Economia da Cultura.

    Atualmente sua atividade profissional é dedicada à gestão e produção culturais e ao desenvolvimento do Café com Letras e do Clube de Jazz do Café com Letras. Dentre seus projetos e iniciativas culturais pode-se destacar o Savassi Festival e o Savassi Festival NY, festivais de jazz e de música instrumental; a Mostra de Design, projeto de artes visuais; a edição de livros, CDs e do tabloide cultural “Letras”. Recentemente lançou o selo de gravação do Savassi Festival, o Savassi Festival Records.

  • Carolina Diogo

    Portuguesa, estudante da licenciatura de Engenharia Química no Instituto Superior Técnico em Lisboa, Carolina Seabra Diogo partilha o tempo que dedica à universidade com atividade profissional. É uma Influencer digital e Relações Públicas em part-time-

    Carolina representa nos orgãos sociais da Associação Portugal Brasil 200 anos, as novas gerações de portugueses que compreendem o poder da partilha de uma língua comum e acredita que no futuro se irão sedimentar as pontes que agora se criam entre os dois lados do atlântico.

    Mélomana, apaixonada por fotografia e viagens, possui um dos perfis de Instagram com mais engagement em Portugal.

CONSELHO FISCAL

  • Joaquim Silva Lico (Presidente)

    Joaquim Silva Lico, empresário, com um percurso de 20 anos no sector imobiliário, sempre se pautou por um posicionamento de diferenciação, sendo considerados como um dos promotores de referência no mercado imobiliário de gama alta.

    CEO da Vogue Homes, uma das empresas com mais reputação na indústria no sector, desenhou o conceito de FINE LIVING que representam, mais que um lugar para viver com conforto e qualidade, mas sim um estilo de vida e exclusividade. Com esta filosofia deu início à criação do que considera as “Casas Vogue”tendo sempre presente o comprometimento absoluto com a sustentabilidade, estando a desenvolver no momento talvez o projecto com o maior grau de eficiência e sustentabilidade em Portugal, nunca descorando simultaneamente dando-lhe igual importância, a qualidade, o design e um permanente espírito de vanguarda.

    Membro da BCSD, subscritor da carta de princípios para a gestão sustentável, sendo que eficiência e sustentabilidade são os princípios fundamentais na Vogue, sempre que damos inicio a um projecto.

    Apaixonado por pintura, é no mar que encontra o refúgio para novas ideias e novos conceitos.

  • José Manuel Moreira

    José Manuel Moreira dos Santos nasceu em Lisboa, em 30/08/55.

    Licenciatura em Gestão de Empresas, pelo ISEG – Inst. Super. de Econ. e Gestão, em 1978; Pós-graduação PADE - Programa de Alta Direcção de Empresas (AESE, em 99). Administrador da FAVVUS IT HR, SA desde 2006; Diretor Executivo do CEDINTEC - Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos (em representação das Associações Industriais sectoriais), entre 1983 e 2006 (em representação do CEDINTE.

    Foi diretor não executivo do CPD – Centro Português de Design e membro da Comissão Consultiva do CNE – Centro Nacional de Embalagem).

  • Francisco Rodrigues  (vogal)

    Francisco Rodrigues

    O Francisco é um dos primeiros agentes do processo de digitalização da indústria do entretenimento em Portugal. Especialista em Tecnologias de informação foi administrador de sistemas em empresas na área audiovisual e cinema.

    Trabalhou na MADRAGOA FILMES, ATALANTA FILMES e MEDEIA FILMES entre 1990-1994 onde fez a implementação e coordenação de sistemas informáticos, foi ainda diretor de informática da CLAP FILMES, e LEOPARDO FILMES, onde actuou também na coordenação de equipa técnica e administração de sistemas e na gestão de equipas.

    Hoje ocupa o lugar de diretor de produção da empresa cultural VONTADE COMUM realizando as funções de Gestão de produção. Gestão de Projetos. E Gestão Financeira.