Membro da Academia Mineira de Letras estreia espetáculo em Lisboa
O poeta e artista multimídia mineiro, Ricardo Aleixo, estreia hoje (12/2) Espetáculo que propõe reflexão sobre as relações históricas entre Brasil e Portugal.
Ricardo Aleixo | Crédito: Natália Alves/ Divulgação
Ricardo Aleixo, poeta, músico e performer brasileiro, Membro da Academia Mineira de Letras, apresenta “Qual Brasil? Portuqual?”, que reúne textos autorais além de dois poemas de Augusto de Campos — homenagem aos 95 anos do poeta, e 70 anos do início da poesia concreta no país.
O artista aborda as tensões e consequências do colonialismo, explorando os desdobramentos na contemporaneidade, de modo a traçar um panorama das nuances da relação entre ambos territórios.
Fazendo jus ao caráter experimental de suas obras, Aleixo sobe ao palco com uma performance que resulta da combinação de poesia, trechos de entrevistas, extratos de ensaios teóricos, grafismos, materiais audiovisuais, improvisações espontâneas e frases em língua inventada.
O espetáculo integra a programação Complexo Brasil, exposição curada por José Miguel Wisnik, Guilherme Wisnik e Milena Britto em Lisboa, que propõe uma viagem pelo Brasil, a partir da problematização da relação histórica com Portugal, promovendo diálogos entre os dois países.
A exposição é composta por uma mostra que ocupa as duas galerias do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, uma publicação e atividades artísticas paralelas, como o espetáculo que estreia hoje (12/2), às 18h30 , na Fundação.

