unsplash-image-sYzFIusQp3Q.jpg

PROGRAMAÇÃO OFICIAL 2022

Ano do Bicentenário da Independência do Brasil

 
  • 01 de janeiro a 13 de setembro

    PETROPOLIS

    As biografias clássicas de D. Pedro II no Brasil destacaram a sua ascendência germânica e as afinidades intelectuais com a sua mãe, D. Leopoldina. Estudos académicos mais recentes têm destacado a relação de D. Pedro II com a memória paterna e com as origens portuguesas. A publicação, com chancela do Museu Imperial em Petrópolis e participação de investigadores brasileiros e portugueses, visa analisar e divulgar os elos que ligavam D. Pedro II a Portugal, a partir de manuscritos e outros itens do acervo do Museu Imperial – por exemplo, 26 fotografias de autoria de J.C. Rocha que compõem um álbum oferecido ao imperador em 1872, pouco conhecido. Parte da documentação que servirá de fonte primária para a publicação integra o conjunto "Documentos relativos às viagens de D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo" (Programa Memória do Mundo internacional UNESCO, 2013).

  • 21 de março a 21 de maio

    RECIFE (Galeria Massangana, campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco)

    Por ocasião dos 200 anos da Independência do Brasil, a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) iniciou em março de 2022 uma série de atividades de celebração. Realizada em parceria com a Universidade de Coimbra, a exposição “Documentos históricos pré e pós-coloniais entre Brasil e Portugal” integra 38 documentos históricos inéditos do acervo da universidade portuguesa que ressaltam relações pré e pós-coloniais entre Brasil e Portugal. De entre as peças apresentadas, destacam-se a matrícula do primeiro aluno natural do Brasil em Coimbra; a primeira edição do poema “Caramuru, poema épico do descobrimento da Bahia”, de Frei Santa Rita Durão; uma notícia do jornal “O Paraense”, impresso no dia da independência, antes da proclamação; um outro recorte de jornal sobre a venda da capitania da Bahia; e uma carta redigida ao imperador do Brasil em 1823, publicada na “Gazeta Pernambucana”. A exposição tem a Associação da Imprensa de Pernambuco e a Associação Portuguesa de Imprensa como entidades parceiras e conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Vice-Consulado de Portugal no Recife e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.

  • Abril a junho

    RIO DE JANEIRO

    Expedição comemorativa do centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul (por Gago Coutinho e Sacadura Cabral), organizada pela Associação David Melgueiro e pela Associação Nacional de Cruzeiros. A expedição é composta por oito veleiros e partiu de Lisboa a 3 de abril com o objetivo de reproduzir da forma mais fiel possível o trajeto empreendido pelos dois heróis a bordo de um hidroavião no ano de 1922. Depois de passar pelas Ilhas Canárias, em Espanha, por Cabo Verde, e por Fernando de Noronha e Recife, no Brasil, deverá chegar ao Rio de Janeiro na segunda quinzena de junho de 2022.

  • 1 de julho

    RIO DE JANEIRO

    Palácio de São Clemente Consulado Geral de Portugal

    Concerto a realizar no âmbito da chegada ao Brasil da expedição comemorativa do Centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, organizada pela Associação David Melgueiro e pela Associação Nacional de Cruzeiros

  • 7 de Maio 18h00 - RIO DE JANEIRO

    Palácio de São Clemente Consulado Geral de Portugal

    12 maio, 19h00 - PARIS

    Embaixada de Portugal de Paris

    (Recital e edição facsimilada da partitura do hino da independência)

    Evento integrado nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, pretende celebrar a criação musical no Brasil da época por meio da valorização da memória do imperador D. Pedro I como compositor. O espetáculo “A Música da Independência” inclui obras de D. Pedro e dos principais compositores do período - José Maurício Nunes Garcia, Marcos Portugal e Sigismund Neukomm – editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras. As peças musicais serão contextualizadas por roteiro narrado por um ator que revive D. Pedro I e serão apresentadas por Rosana Lanzelotte (pianoforte), também responsável pela pesquisa e texto, acompanhada ao violino por Tomaz Soares. A coorganização é do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHCB), da Embaixada de Portugal no Brasil e do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

  • Maio a julho

    SÂO PAULO

    Consulado Geral de Portugal

    O Consulado-Geral de Portugal em São Paulo apresenta a expedição do fotógrafo Cesar Fraga por nove países de África – Angola, Benim, Cabo Verde, Gana, Guiné-Bissau, Moçambique, Nigéria, Senegal, Togo –, que percorreu cidades protagonistas do tráfico de escravos para o Brasil. A exposição “Sankofa” traz ao público as fotos que relatam esta viagem espetacular de investigação da verdadeira história e do impacto por detrás da escravatura colonial.

  • 3 a 6 de junho

    RIO DE JANEIRO

    Jockey Club, Hipódromo da Gávea

    O “Vinhos de Portugal” contará com a presença de 81 produtores de vinho e os melhores enólogos portugueses. O objetivo é divulgar os vinhos nacionais junto de peritos, influenciadores, artistas, personalidades de diversas áreas, autoridades brasileiras e a comunidade lusoportuguesa. Em ano de bicentenário da independência do Brasil, o Vinhos de Portugal será precedido por um jantar, no dia 2 de junho, no Paço Imperial, em que o Chef brasileiro Rafa Costa e Silva e o Chef português Pedro Pena Bastos criarão uma ementa inspirada nos banquetes da época do Império. Durante esta 9.ª edição, os participantes poderão embarcar numa experiência imersiva através de simuladores da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, empreendida por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, e assistir a palestras sobre múltiplos aspetos da relação entre Portugal e o Brasil.

  • 23 e 24 junho

    LISBOA

    Jockey Club, Hipódromo da Gávea

    A Conferência “Brasil-Portugal: perspetivas de futuro”, dedicada às relações atuais entre Brasil e Portugal e à sua importância para o futuro dos dois países, será coorganizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Coordenação para a Participação Portuguesa nas Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. A conferência será estruturada em três painéis: político-estratégico; económico e empresarial; e ciência, inovação e cultura, e terá como oradores conhecidas personalidades brasileiras e portuguesas, de diferentes áreas, que debaterão como construir o futuro do relacionamento entre os dois países, ancorado na partilha da mesma língua e de fortes laços históricos e culturais.

  • Junho

    RIO DE JANEIRO

    Anúncio do lançamento por ocasião do aniversário do Museu, na primeira semana de junho 2022.

    PUBLICAÇÃO DO MUSEU NACIONAL

  • Junho

    SALVADOR

    Criação de um Galo de Barcelos de grande dimensão, que ficará exposto em definitivo como monumento num dos principais lugares turísticos de Salvador, o Pelourinho. O Galo será pintado por crianças de comunidades desfavorecidas de Salvador.

  • 2 a 10 de julho

    SÃO PAULO

    Portugal é o país convidado de honra da 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), onde terá um pavilhão com uma extensa e diversificada programação literária, cultural, turística e de negócios, concebida para promover a imagem de Portugal e estreitar as relações entre o nosso país e o Brasil. Os visitantes terão a oportunidade de encontrar as publicações de grandes editoras, participar em atividades literárias, gastronómicas e culturais e usufruir um espaço único de debates sobre temas da atualidade, através do intercâmbio entre escritores, editores, personalidades de várias áreas e o público em geral.

  • 02 de julho

    SÃO PAULO

    Concerto a realizar no pavilhão de Portugal na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

  • 5 de julho

    SÃO PAULO

    Pavilhão de Portugal na Bienal Internacional do Livro de São Paulo)

    O Portugal Inova pretende, através de conversas e apresentações interativas, disponibilizar ao mercado brasileiro informação relacionada com a oferta portuguesa (empresas, bens e serviços), destacando a componente de inovação. Terá como foco a fileira das indústrias culturais e criativas (particularmente a indústria gráfica) e novas tecnologias.

  • Julho

    BELO HORIZONTE

    Colóquio com a participação de seis historiadores (3 brasileiros: José Murilo de Carvalho, João Paulo Garrido Pimenta e Arno Wheling; e 3 portugueses: José Luís Cardoso, Luís Reis Torgal e Eugénio Francisco dos Santos) para assinalar o bicentenário da independência do Brasil. Em cada dia do evento haverá duas exposições (de um historiador português e de um brasileiro). As conferências serão gravadas e ficarão disponíveis no canal Youtube da Academia Mineira de Letras e serão ainda reunidas em livro.

  • 12 de agosto

    RIO DE JANEIRO

    Sala Cecília Meireles

    Toy Ensemble e solistas apresentam, na Sala Cecília Meireles, a ópera "O Doido e a Morte", de Alexandre Delgado, baseada na peça homónima do escritor português Raul Brandão. A apresentação inclui uma segunda obra musical de Alexandre Delgado e outra de Heitor VillaLobos

  • 7 de setembro

    BRASIL

    No âmbito do projeto multidisciplinar 200 anos, 200 livros, da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), será produzido o Podcast “200 livros, 200 histórias”. Serão 200 recensões sobre cada um dos livros, narradas por vozes conhecidas da língua portuguesa e acompanhadas pela música que o maestro Pedro Teixeira da Silva Campos especialmente para o efeito. 200 podcasts que convidam à leitura de cada um dos livros e 200 trilhas sonoras originais que constituíram sempre uma ferramenta e um instrumento de incentivo à leitura dos mais emblemáticos livros do Brasil.

  • 7 de setembro

    BRASIL

    No âmbito do projeto multidisciplinar 200 anos, 200 livros, da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), será produzido o documentário “200 livros, quantas mulheres?”, sobre as mulheres curadoras e as mulheres escritoras. A obra, produzida em 4K, pretende refletir o papel da mulher na literatura e na sociedade brasileiras.

  • 1 a 30 de setembro

    LISBOA

    Palácio das Necessidades

    Exposição nos claustros do Ministério dos Negócios Estrangeiros, com documentação relativa aos 200 anos de Independência do Brasil e sua relação com Portugal, organizada pelo Instituto Diplomático

  • Setembro

    BRASÍLIA

    O projeto “Brasil em Quadrinhos” foi desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em 2019, para promover no exterior a criação brasileira no campo das novelas gráficas. Este volume é o primeiro produto desse projeto. Brasil e Portugal têm uma bem-sucedida história de coprodução audiovisual e um intenso intercâmbio entre seus autores. A primeira coprodução, com a coordenação da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e participação das editoras Lote 42 (Brasil) e Polvo (Portugal), com o apoio do Instituto Guimarães Rosa e do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através do Centro Cultural de Portugal em Brasília, realiza-se no especial contexto das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, com artistas brasileiros e portugueses. É um projeto conjunto em torno da figura mais simbólica da nossa História partilhada (D. Pedro I do Brasil, IV de Portugal).

  • Setembro

    RIO DE JANEIRO

    A edição de 2022 do FESTLIP marcará os 200 anos de independência do Brasil, estando presentes enfoques à herança cultural portuguesa num programa multidisciplinar de teatro, música, literatura e debates.

  • maio a dezembro

    RIO DE JANEIRO

    Iniciativas de comemoração do Bicentenário, coorganizadas e cofinanciadas pelas representações diplomáticas de Portugal e do Brasil

    O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através das suas redes diplomáticas, promovem conjuntamente uma série de eventos comemorativos do bicentenário da independência do Brasil em várias partes do mundo, incluindo em sedes de organizações internacionais, de forma a assinalar a excecionalidade do processo de independência brasileira, o relacionamento próximo e frutuoso mantido entre os dois países ao longo destes dois séculos e as possibilidades de cooperação e intercâmbio futuras

  • 2022

    SÃO PAULO

    Publicação organizada por Cecília Helena Oliveira e João Paulo Pimenta e promovida pela Biblioteca Mindlin/USP, o Dicionário de História da Independência do Brasil incluirá 773 verbetes produzidos por 272 autores (maioritariamente brasileiros, com alguma participação portuguesa). Serão abordados os temas:

    ⎯ Memória: imagens, monumentos, comemorações;

    ⎯ Províncias;

    ⎯ Da América portuguesa ao Império do Brasil: eventos;

    ⎯ Projetos políticos: conceitos, divergências, convergências;

    ⎯ A construção do Império do Brasil: economia, política, territorialidades;

    ⎯ Cultural política e imprensa;

    ⎯ Independência e revoluções: O Brasil na América e no mundo;

    ⎯ Estruturas, organização e funcionamento do Estado;

    ⎯ Cultura.

  • 2022

    BRASÍLIA E LISBOA

    Livro editado pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em co-edição com a Coordenação das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que reúne ensaios inéditos de quatro autores brasileiros e três portugueses.

  • 2022

    PORTUGAL E BRASIL

    Documentário de 60 minutos sobre a travessia do Atlântico Sul (TAAS) num hidroavião, realizada por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, em celebração aos 100 anos da Independência do Brasil. O documentário é da Produtora "Mandala, Produções e Comunicação" e conta com o apoio da RTP1 e RTP Internacional.