No mundo das redes, das telas, das tribos, dos caracteres, dos reels, como vai a Lingua Portuguesa?

No Dia da Lingua Portuguesa, a jornalista e escritora Silvana Gontijo entrevista Jose Manuel Diogo, jornalista, escritor, curador e consultor internacional, atualmente presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA).

Na live que acontece nesta segunda, dia 5, as 16 horas (BR) 20h de Lisboa, os dois vao discutir a importancia da Lingua Portuguesa no cenário internacional.

A live e promovida pelo planetapontocom, revistapontocom e o programa Esse Rio é Meuda tem o apoio da Associação de Portugal Brasil 200 anos e da Casa da Cidadania da língua

Silvana Gontijo

Silvana Gontijo é jornalista, escritora, educadora e diretora de arte, reconhecida por sua atuação pioneira em midiaeducação e projetos de transformação da educação pública brasileira. Fundadora e presidente da OSCIP Planetapontocom, tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para escolas públicas, aliando cultura, tecnologia e meio ambiente.

Começou a carreira como jornalista e assessora de comunicação pública durante a ditadura, e desde os anos 1980 concentrou sua atuação em educação e mídia. Criou o Jornal de Brinquedo com Ziraldo e idealizou projetos emblemáticos como o NAVE (escolas públicas inovadoras em RJ e PE), e o premiado programa Esse Rio É Meu, que envolve milhares de escolas na recuperação de rios urbanos.

Como escritora, publicou obras sobre comunicação, moda e educação, além de literatura infantojuvenil, destacando-se a coleção Turma do Planeta — universo pedagógico com personagens brasileiros que abordam causas socioambientais. Criou roteiros para televisão, exposições e espetáculos como a Ópera do Futebol, em parceria com Francis Hime.

Silvana também atuou internacionalmente, levando suas ideias à Angola e ao Banco Mundial. Foi reconhecida com prêmios como o Clio Awards e o Prêmio Amiga da Criança. Hoje, coordena projetos como Cidades, Salvem Seus Rios e desenvolve conteúdos que promovem educação com e por meio de causas, um novo paradigma de aprendizagem ativa e cidadã.


José Manuel Diogo

Figura proeminente no cenário cultural e empresarial luso-brasileiro, destacando-se como escritor, jornalista, produtor cultural e consultor internacional. Nascido em Castelo Branco, Portugal, desenvolveu ao longo de mais de duas décadas uma profunda ligação com o Brasil, vivendo atualmente entre Lisboa e São Paulo .

Cursou Engenharia Mecânica e é licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, complementou sua formação com o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE Business School e uma pós-graduação em Gestão da Informação e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa .

Apaixonado pela língua portuguesa e pela literatura, Diogo é um dos fundadores do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) onde foi diretor se comunicação nas primeiras três edições e idealizador do projeto “200 anos, 200 livros”, uma das maiores curadorias literárias em língua portuguesa, que celebra o bicentenário da independência do Brasil por meio da seleção de 200 obras fundamentais para compreender a formação cultural e política do país. Além disso, é criador e curador da Casa da Cidadania da Língua, iniciativa dedicada à valorização e promoção do patrimônio linguístico comum dos países lusófonos .

José Manuel Diogo é fundador e presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), organização que visa estreitar os laços culturais e econômicos entre os dois países . Também atua como diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, onde coordena o comitê de Trade Finance.

Publicações e Colaborações Jornalísticas

Como escritor, Diogo é autor de obras como “I, Me”, uma biografia de Steve Jobs, e “As Grandes Agências Secretas”, best-seller que explora o funcionamento das principais agências de inteligência mundial . Na imprensa, mantém colunas regulares em veículos de destaque como a Folha de S.Paulo, Jornal Económico e Jornal de Notícias, abordando temas que vão desde relações internacionais até cultura e tecnologia . Em setembro se 2024 foi nomeado pelo município de Coimbra a embaixador da Cidade.

Além de suas atividades profissionais, José Manuel Diogo foi nomeado juiz social suplente para as causas de família e menores no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, demonstrando seu compromisso com questões sociais e comunitárias .

Anterior
Anterior

Universidade do Livro propõe análise de Os Lusíadas em série sobre clássicos literários

Próximo
Próximo

Casa da Cidadania da língua celebra Dia Mundial da língua portuguesa com exposição inédita