No mundo das redes, das telas, das tribos, dos caracteres, dos reels, como vai a Lingua Portuguesa?

No Dia da Lingua Portuguesa, a jornalista e escritora Silvana Gontijo entrevista Jose Manuel Diogo, jornalista, escritor, curador e consultor internacional, atualmente presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA).

Na live que acontece nesta segunda, dia 5, as 16 horas (BR) 20h de Lisboa, os dois vao discutir a importancia da Lingua Portuguesa no cenário internacional.

A live e promovida pelo planetapontocom, revistapontocom e o programa Esse Rio é Meuda tem o apoio da Associação de Portugal Brasil 200 anos e da Casa da Cidadania da língua

Silvana Gontijo

Silvana Gontijo é jornalista, escritora, educadora e diretora de arte, reconhecida por sua atuação pioneira em midiaeducação e projetos de transformação da educação pública brasileira. Fundadora e presidente da OSCIP Planetapontocom, tem se dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para escolas públicas, aliando cultura, tecnologia e meio ambiente.

Começou a carreira como jornalista e assessora de comunicação pública durante a ditadura, e desde os anos 1980 concentrou sua atuação em educação e mídia. Criou o Jornal de Brinquedo com Ziraldo e idealizou projetos emblemáticos como o NAVE (escolas públicas inovadoras em RJ e PE), e o premiado programa Esse Rio É Meu, que envolve milhares de escolas na recuperação de rios urbanos.

Como escritora, publicou obras sobre comunicação, moda e educação, além de literatura infantojuvenil, destacando-se a coleção Turma do Planeta — universo pedagógico com personagens brasileiros que abordam causas socioambientais. Criou roteiros para televisão, exposições e espetáculos como a Ópera do Futebol, em parceria com Francis Hime.

Silvana também atuou internacionalmente, levando suas ideias à Angola e ao Banco Mundial. Foi reconhecida com prêmios como o Clio Awards e o Prêmio Amiga da Criança. Hoje, coordena projetos como Cidades, Salvem Seus Rios e desenvolve conteúdos que promovem educação com e por meio de causas, um novo paradigma de aprendizagem ativa e cidadã.


José Manuel Diogo

Figura proeminente no cenário cultural e empresarial luso-brasileiro, destacando-se como escritor, jornalista, produtor cultural e consultor internacional. Nascido em Castelo Branco, Portugal, desenvolveu ao longo de mais de duas décadas uma profunda ligação com o Brasil, vivendo atualmente entre Lisboa e São Paulo .

Cursou Engenharia Mecânica e é licenciado em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, complementou sua formação com o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE Business School e uma pós-graduação em Gestão da Informação e Segurança pela Universidade Nova de Lisboa .

Apaixonado pela língua portuguesa e pela literatura, Diogo é um dos fundadores do Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) onde foi diretor se comunicação nas primeiras três edições e idealizador do projeto “200 anos, 200 livros”, uma das maiores curadorias literárias em língua portuguesa, que celebra o bicentenário da independência do Brasil por meio da seleção de 200 obras fundamentais para compreender a formação cultural e política do país. Além disso, é criador e curador da Casa da Cidadania da Língua, iniciativa dedicada à valorização e promoção do patrimônio linguístico comum dos países lusófonos .

José Manuel Diogo é fundador e presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), organização que visa estreitar os laços culturais e econômicos entre os dois países . Também atua como diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, onde coordena o comitê de Trade Finance.

Publicações e Colaborações Jornalísticas

Como escritor, Diogo é autor de obras como “I, Me”, uma biografia de Steve Jobs, e “As Grandes Agências Secretas”, best-seller que explora o funcionamento das principais agências de inteligência mundial . Na imprensa, mantém colunas regulares em veículos de destaque como a Folha de S.Paulo, Jornal Económico e Jornal de Notícias, abordando temas que vão desde relações internacionais até cultura e tecnologia . Em setembro se 2024 foi nomeado pelo município de Coimbra a embaixador da Cidade.

Além de suas atividades profissionais, José Manuel Diogo foi nomeado juiz social suplente para as causas de família e menores no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, demonstrando seu compromisso com questões sociais e comunitárias .

Próximo
Próximo

Casa da Cidadania da língua celebra Dia Mundial da língua portuguesa com exposição inédita