Pilar del Río, José Manuel Diogo e Ana Paula Arnaut discutem o papel da curadoria literária no tempo das reescritas
A 46ª edição da Feira do Livro de Coimbra convida o público para um encontro raro e essencial: a mesa “Conversa de Curadores”, que reunirá três figuras do pensamento literário e cultural contemporâneo — Pilar del Río, José Manuel Diogo e Ana Paula Arnaut. O encontro acontecerá na sexta-feira, 20 de junho, às 16h, e propõe uma reflexão sobre o que significa curar literatura em tempos de excesso, apagamentos e disputas simbólicas.
Pilar del Río, jornalista, tradutora e presidente da Fundação José Saramago, traz ao debate sua experiência como guardiã e mediadora de um dos legados literários mais influentes da língua portuguesa.
Ao lado dela, José Manuel Diogo, curador do ciclo Descolonização do Património Intelectual e Cultural, criador da Virada Lusófona, a primeira virada literária de São Paulo, no Brasil e fundador da Casa da Cidadania da Língua, propõe uma visão da lusofonia como território múltiplo, em constante reinvenção.
Completa a mesa Ana Paula Arnaut, professora e crítica literária da Universidade de Coimbra, cuja pesquisa ilumina os vínculos entre literatura portuguesa contemporânea, memória, gênero e colonialidade.