José Manuel Diogo apresenta edição portuguesa de “Uma Geografia Poética”, na Livraria Almedina, em Lisboa
No dia 17 de dezembro, após diversos eventos e encontros no Brasil e em Portugal, José Manuel Diogo apresenta “Uma Geografia Poética”, pela Editora Novembro, na Livraria Almedina, em Lisboa.
José Manuel Diogo é escritor, curador e intelectual luso-brasileiro, conhecido por articular literatura, filosofia e inteligência artificial na construção de novas narrativas para o século XXI. Criador do projeto Todos Somos Camões, tem trabalhado na reconexão simbólica entre os povos da lusofonia, com especial atenção à descolonização cultural. Já publicou o best-seller As Grandes Agências Secretas (Lisboa, Editora Levoir, 2012) e I,me (Lisboa, Editora Levoir, 2012), uma biografia de Steve Jobs.
O livro, que marca estreia de Diogo na ficção, explora a linguagem como forma de pertencimento e memória viva, se trata de uma verdadeira ode à língua portuguesa e aos seus grandes expoentes literários. O autor cria, a partir de encontros imaginados que ultrapassam séculos e barreiras geográficas, diálogos entre poetas e escritores com um território e tempo comum na língua que falam e escrevem.
Publicado em junho deste ano (2025) pela Editora Patuá, no Brasil, a prosa de Diogo chega às estantes portuguesas em edição revisada, ampliada e ilustrada.
Assim, emergem trocas afiadas de poesia entre Fernando Pessoa e Camões, Drummond e Bandeira, Adélia Prado e Maria Teresa Horta, Almada Negreiros, Vinicius de Moraes, entre outros.
Dia 17 de dezembro, às 18h30 na Livraria Almedina em Lisboa, o encontro conta com apresentação de Pedro Baptista Bastos, Lisboeta, advogado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, assumidamente de esquerda e “bon vivant”.
lisboa I eventos

