FliParaíba 2025 — MESA 5: JORNALISMO, CULTURA E DEMOCRACIA
A notícia como matéria sensível da democracia
28 de novembro de 2025 | 18h
Fernando Mattar (Rede Bandeirantes – SP), Amanda Lima (DN Brasil – PT), Jorge Panzera (Paraíba – PB), Joana Belarmino (Paraíba — PB)
Mediação: Silvio Osias (PB): nascido em João Pessoa, Sílvio Osias ingressou no jornalismo em 1974, publicando textos sobre cinema no Correio da Paraíba. Teve quatro passagens pelo jornal A União. Na última, em 2009, foi editor-chefe do jornal. Chefiou a redação e foi editor da TV Cabo Branco, por 20 anos. Também comandou o jornalismo das TVs O Norte e Correio. É autor do livro “Meio Bossa Nova, Meio Rock’Roll”, que reúne crônicas musicais e, como organizador, compilou as críticas de Antônio Barreto Neto, em “Cinema por Escrito”. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mantém uma coluna regular no jornaldaparaiba.com.br.
Se a literatura é o campo do imaginário, o jornalismo é o campo da urgência. Ambos, no entanto, compartilham uma matéria comum: a linguagem como instrumento de construção da realidade. Esta mesa articula os vínculos e as fraturas entre jornalismo, cultura e democracia, propondo uma reflexão sobre o papel da informação, da crítica e da mediação cultural num tempo de ruído e polarização.
A democracia só se mantém viva onde há pluralidade de narrativas, responsabilidade com os fatos e valorização da cultura como bem comum. Mas o que acontece quando o jornalismo é sequestrado por algoritmos, e a cultura é reduzida a entretenimento superficial? Esta conversa busca compreender os riscos e as possibilidades do presente: como reconstruir a confiança na palavra pública? Como defender o jornalismo cultural como espaço de pensamento crítico e escuta ética?
Com vozes que transitam entre o telejornal, a crítica escrita e a crônica política, esta mesa oferece um panorama afetivo, técnico e político do jornalismo cultural no Brasil, em Portugal e na Paraíba — como se forma, como resiste, como pode reinventar-se para servir ao comum.
NOTAS BIOGRÁFICAS DOS CONVIDADOS
🇧🇷 Joana Belarmino (Paraíba) é jornalista, doutora em Comunicação e Semiótica, mestra em Ciências Sociais, professora titular colaboradora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Integra o Observatório Paraibano de Jornalismo, realiza pesquisas nas áreas do jornalismo, cyber ativismo, redes sociais, entre outras.
🇧🇷 Fernando Mattar (Rede Bandeirantes – SP)
Jornalista e documentarista, atualmente dirige o Núcleo de Reportagens Especiais e o programa Canal Livre na Band. Com trajetória consolidada em telejornalismo, passou pelas redações das principais emissoras do país e dirigiu documentários premiados. Foi editor-chefe do Jornal da Band entre 2013 e 2020. Desde 2008 dirige os tradicionais debates eleitorais do Grupo Bandeirantes.
🇧🇷 Amanda Lima (Diário de Notícias – Portugal)
Atualmente editora-chefe do DN Brasil, suplemento do jornal Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira residente em Portugal. É repórter do Diário de Notícias e comentarista da CNN Portugal . Sua atuação destaca-se pela defesa de um jornalismo cultural sensível às questões transnacionais e de pertencimento lusófono.
🇧🇷 Jorge Panzera (Paraíba – PB)
É presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará e presidente da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais. Foi presidente nacional da UJS (1994/1996), Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará (2009/2010) e Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Pará (2015/2016).
2º FESTIVAL LITERÁRIO INTERNACIONAL DA PARAÍBA
Nossa Terra, Nossa Gente — Ancestralidade, Identidade e o Futuro da Democracia
João Pessoa | 27 a 29 de novembro de 2025
📍Centro Cultural São Francisco | Espaço de Debates Nave Central

